Conceito Neuroevolutivo Bobath

Conceito Neuroevolutibo Bobath

O conceito Neuroevolutivo Bobath é baseado em dois importantes fatores:

  •  Atraso dos aspectos relacionados ao desenvolvimento, devido à lesão existente;
  •  Presença de padrões anormais da postura e do movimento, devido ao tônus anormal.

O tônus anormal é resultado de uma alteração neurológica, que afeta de maneira geral o controle motor e a habilidade de realizar movimentos e manter posturas.

Essa abordagem tem como objetivo a modificação dos padrões de tônus postural anormais e a facilitação de padrões motores, trazendo-os o tanto quanto for possível para o mais próximo do normal, possibilitando uma maior variedade de habilidades funcionais. O estímulo aos padrões básicos de movimento, tais como controle de cabeça e tronco, apoio em membro superiores, reações de equilíbrio, entre outros, possibilitam uma melhor adaptação e organização da criança dentro de seu ambiente, permitindo o ganho de habilidades funcionais.

Durante o tratamento, o terapeuta controla e conduz a resposta motora da criança de acordo com os estímulos oferecidos. Com a evolução, o terapeuta retira sua ajuda gradativamente, para que a criança possa controlar seus próprios movimentos.

O sucesso do processo de aprendizado motor da criança, depende do trabalho em equipe, incluindo pais/cuidadores, e também das habilidades cognitivas e perceptuais da criança.

 

Contato

(61) 3253-4054

Funcionamento 08:00 – 18:00

Endereço QE 19 Conjunto A Casa 14 – Guará II – Brasília

Email contato@fisiosupera.com.br