Eletroestimulação

Eletroestimulação

A Eletroestimulação neuromuscular é um recurso utilizado dentro da reabilitação neurológica que possibilita uma maior estimulação dos receptores, gerando uma ativação muscular no local estimulado. No caso, são emitidos impulsos elétricos através do aparelho utilizado, de pequena duração e aplicados com uma frequência controlada. Esses pulsos elétricos percorrem os nervos até chegarem aos músculos e permitem a excitação muscular e possível ativação da mesma.

O principal efeito da eletroestimulação neuromuscular é a excitação da atividade motora da musculatura estimulada e a inibição da atividade dos músculos que têm uma função oposta àquela realizada pela musculatura estimulada. Os músculos responsáveis pelo movimento estimulado, são os músculos chamados agonistas. Já aqueles que fazem o papel contrário ao movimento estimulado, são chamados de antagonistas.

De acordo com estudos, a razão neurofisiológica para a efetividade da estimulação elétrica sobre o antagonista do músculo espástico parece residir no princípio da inibição recíproca, ou seja, ao estimular um grupo de flexores, ocorre redução imediata do tônus dos extensores. A partir dessa redução, é possível obter movimentos voluntários que antes estavam inibidos. A repetição desses movimentos pode gerar novos padrões motores no sistema nervoso central (SNC), que podem ser utilizados com objetivos funcionais.

Benefícios 

  • ativação muscular;

  • manutenção da amplitude de movimento;

  • reeducação muscular;

  • adequação do tônus muscular.

Contato

(61) 3253-4054

Horário de funcionamento: Seg. a Sex. – 08:00 às 18:00.

Endereço QE 19 Conjunto A Casa 14 – Guará II – Brasília

Email contato@fisiosupera.com.br